"A mente que se abre a uma idéia, jamais voltará ao seu tamanho original " Albert Einstein

terça-feira, 26 de abril de 2011

Conseqüências da teoria da relatividade especial

  A relatividade especial tem conseqüências consideradas bizarras por muitas pessoas. Esta opinião é perfeitamente compreensível, pois estas conseqüências estão relacionadas a comparações entre observadores movimentando-se a velocidades próximas à da luz, e o ser humano não tem nenhuma experiência com viagens a velocidades comparáveis à velocidade da luz.  Algumas das consequências:
  O intervalo de tempo em um referencial em movimento em relação a um observador externo parece ser, para este, maior que o seu próprio intervalo de tempo. Explicando melhor, se um fenômeno que no referencial de um dado observador parado ocorre com um período T parece ocorrer em um período T' maior num referencial parado, movendo-se em relação a este.


  Eventos que ocorrem simultaneamente em um referencial inercial (parado) não são simultâneos em outro referencial em movimento relativo (falta de simultaneidade).


  As dimensões de objetos medidos em um referencial podem ser diferentes para um outro observador em outro referencial em movimento. Se um corpo está em movimento ao longo de um eixo, a dimensão do corpo ao longo deste eixo parecerá menor do que quando o mesmo corpo estiver parado em relação ao referencial do observador (contração dos comprimentos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário