"A mente que se abre a uma idéia, jamais voltará ao seu tamanho original " Albert Einstein

terça-feira, 26 de abril de 2011

Teoria no cinema

  O filme "Déjà Vu" é uma espécie de salada quântica, tendo como base a Teoria da Relatividade, uma ideia de tecnologia existente apenas na cabeça do produtor Jerry Bruckheimer e a eterna paranóia de que os norte-americanos serão alvo de novos massacres terroristas até o dia do Juízo Final. Apesar de todas as teses expostas para justificar a manipulação do espaço, tempo e matéria este filme dirigido por Tony Scott parece não ter se inspirado tento em Einstein ou na Teoria das Supercordas ou na mecânica quântica, e sim na curiosa série "Cavalo de Tróia", do jornalista espanhol J.J. Benítez.
  O filme, aborda este assunto, mas de um modo em que ao próprio universo existem outros paralelos, mas com o mesmo contexto, podendo ao mesmo universo ser retomado por si próprio, em pontos diferentes. Imaginando uma linha de cozer, continua e sem fim, seria possível criar um nó em que dois pontos dessa linha coincidissem, de maneira que possamos saltar dentro do mesmo universo, mas para um espaço temporal diferente. É complicado perceber isto, até porque não temos consciência da influência de que certas ações que tomamos num espaço temporal tenham efeitos noutros espaços temporais.
  Se por hipótese, considerarmos a existência de outros universos paralelos, poderemos ter que colocar em causa, em algum modo, os conceitos sobre a teoria da relatividade, e física ou mecânica quântica. Mas supondo que estes conceitos são válidos no nosso universo, e pressupondo que os outros universos se regem sob as mesmas ordens que o "nosso" universo, então assumo que as teorias da relatividade e da fisica/mecânica quântica são também válidos nos universos paralelos.
  Garantindo este pressuposto, a possibilidade de saltar de um universo para outro, conforme a idéia do filme, poderia ser bem possível desde que no nosso universo consigamos encontrar um meio que nos permitisse isso. Sendo a matéria a composição destes universos e considerando que a energia não será sempre a mesma em todo o universo, qualquer ele que seja, então provavelmente haverá um ponto de cada universo, definido como (uma posição, um momento, e energia) em que esse buraco, tornaria possível a passagem entre universos.


  Veja aqui a parte do filme onde é explicado a teoria da relatividade de Einstein.




Nenhum comentário:

Postar um comentário