"A mente que se abre a uma idéia, jamais voltará ao seu tamanho original " Albert Einstein

terça-feira, 26 de abril de 2011

O que é a Teoria da Relatividade?

  Albert Einstein afirmou que tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados. A principal sacada para entender isso é enxergar o tempo como uma espécie de lugar onde nós caminhamos, ou seja, o tempo pode passar mais rápido para uns e mais devagar para outros, levando em consideração o clássico exemplo do trem na plataforma, e sua janela. Esse clássico  exemplo dado na hora de se entender a teoria da relatividade é sobre a plataforma de trem, onde você vê um trem se aproximando, descrevendo o movimento da janela. Essa descrição irá depender do que você terá como referencia, se é você, que está parado ou o trem, que está em movimento. A janela, tendo o trem andando como ponto de referência, irá diminuir em relação a distância, já tendo você, parado com referência, a janela irá permanecer parada, sempre ao seu lado. Esse exemplo prova que o movimento é relativo, criando assim a Teoria da Relatividade, porém essa teoria já era aceita por Galileu Galilei e Newton, e a novidade na teoria de Einstein é uma crítica a essa antiga teoria, se aprofundando na universalidade e nas leis físicas.

  Dessa forma o tempo passar de ser um valor universal e se torna algo relativo para cada um, dependendo do ponto de referência, dai se dá o nome da tão famosa Teoria.
  A equação que segue essa teoria é E=mc², onde temos a Energia como resultado da multiplicação da massa pelo valor da velocidade da luz ao quadrado.
  Essa teoria criou novas dúvidas no universo, o que acabou ajudando na criação de outras ideias, como veremos a seguir; e segundo o próprio Einstein nós deixou mais próximos de ‘entender a mente de Deus’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário