"A mente que se abre a uma idéia, jamais voltará ao seu tamanho original " Albert Einstein

terça-feira, 26 de abril de 2011

Teoria da Relatividade Geral

  Em 1915, desenvolveu sua teoria da relatividade geral,sendo publicada em 1916.Esta analisa as leis da Física em objetos que se movem de forma acelerada um em relação ao outro, para explicar contradições aparentes entre as leis da relatividade e a lei da gravitação. Desenvolvendo assim uma nova teoria da gravitação.
Para explicar a atração gravitacional entre corpos, Einstein abandona a noção newtoniana de força e introduz a noção de espaço curvo.

  Para Einstein, os corpos produzem em torno de si uma curvatura do espaço, sendo que, quanto maior a massa do corpo, maior será a curvatura. Podemos fazer uma analogia com a situação representada na figura. Nela temos uma bola de ferro (maior) colocada sobre uma superfície elástica. A bola de ferro deforma a superfície de modo que o corpo menor vai em direção ao maior  não porque haja uma força de atração, mas sim porque segue a linha do espaço curvo.
  A teoria de Einstein previa que a luz também seria atraída pelos corpos, mas esse efeito seria pequeno e, assim, só poderia ser observado quando a luz passasse perto de corpos de grande massa, como o Sol.


  A Teoria  da relatividade geral afirma que, se esse veículo é acelerado ou freado, ou se faz uma curva, o seu ocupante não pode assegurar se as forças produzidas se devem à gravidade ou a outras forças de aceleração. Simplesmente, a lei da gravidade de Einstein afirma que a linha de Universo de todo objeto é uma geodésica em um contínuo (uma geodésica é a distância mais curta entre dois pontos, ainda que o espaço curvo não sejauma linha reta; como ocorre com as geodésicas na superfície terrestre, são círculos máximos, mas não linhas retas).         A linha de Universo é curva devido à curvatura do contínuo espaço-tempo na proximidade da Terra e a isso se deve a gravidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário